Bem-vindos pessoal!

Neste Blog vocês encontrarão informações sobre as aulas de Teoria do Planejamento, Turismo Integrado, Teoria Geral do Turismo II, Seminários e SIG da ASSESC [Ano 2008-2], conteúdo das provas, links para sites interessantes e mais uma série de informações que irão ajudá-los durante o semestre! Sucesso e até breve!

domingo, 30 de março de 2008

Relato da visita técnica ao Ribeirão da Iha [29 de março]



Pessoal,

Gostaria, inicialmente, de agradecer a presença de cada um dos participantes da Visita Técnica ao R.I.
Creio que a visita foi um grande sucesso e tenho certeza de que foi uma experiência importante para o desenvolvimento dos trabalhos que produziremos ao longo do semestre.
Gostaria de agradecer a participação do Prof. Ornelas, que contribuiu para o êxito da visita, gostaria de agradecer a perseverança daqueles que não estavam tão preparados "fisicamente" e aguentaram a caminhada até o final, gostaria de agradecer aos colegas que fizeram a leitura das coordenadas geográficas dos pontos de referência da trilha, e gostaria de agradecer o empenho de cada um de vocês, que permaneceram até o final e mesmo daqueles que por um motivo ou outro tiveram que se ausentar antes do final dos trabalhos.
Para quem não teve oportunidade de participar, fica um breve relato da experiência que tivemos:
1. Partimos da ASSESC as 08h40 em direção ao Ribeirão da Ilha;
2. Fizemos uma parada no Banco do Brasil [acesso ao Campeche] onde encontramos alguns alunos e de lá nos dirigimos ao R.I;
3. Fizemos uma 2a parada já no Distrito do Ribeirão para organizar o almoço do grupo no Restaurante Ilhota das Ostras, de propriedade do maricultor Rafael;
4. Chegamos ao Estacionamento da Galega [Caieira da Barra do Sul] as 10h00 aproximadamente e iniciamos a trilha por volta das 10h25;
5. Chegamos a Praia de Naufragados as 11h10 e logo nos dirigimos ao costão direito da praia para visitarmos as ruínas do Forte de Naufragados;
6. Fizemos uma observação da paisagem a partir do Forte [Fortaleza de N. S. da Conceição da Barra, Ilha de Araçatuba, Ilha do Papagaio, Praia da Pinheira e Praia do Sonho] e tentamos retornar por uma trilha secundária, após decisão coletiva. Infelizmente eu não conhecia a trilha e após caminharmos por 1km +/- tivemos que retornar, pois a trilha nos levou em direção ao sul.
7. Retornamos ao estacionamento as 12h40 e de lá seguimos ao Restuarante Ilhota das Ostras. Almoçamos um delicioso prato de Anchova em postas frita, ensopado de mariscos, pirão de peixe, salada e arroz branco.
8. A última parte da Visita concentrou-se no centro da Freguesia, sob orientação do Prof. Ornelas, onde pudémos observar a arquitetura típica do casario colonial, da Igreja de Nossa Senhora da Lapa e ainda conhecer o artesanato local na ARA - Artesanato Ribeirão da Ilha.
Valeu mesmo!!!
Aguardo os comentários, anônimos ou não, para podermos melhorar as atividades extra-classe. E enviem algumas fotos para montarmos uma galeria aqui no blog.
Abs

5 comentários:

Mayara disse...

Olá Cappelini, quero agradecer pela oportunidade que você e o Ornelas deram para os alunos conhecerem lugares deslumbrantes. Fiquei encantada pelo Sul da Ilha e mais motivada para os trabalhos. Foi cansativo, mas o esforço foi recompensado.
Tenho fotos no meu orkut e outras arquivadas no meu computador, estarei lhe enviando.

Mais uma vez obrigada.

Espero que tenhamos mais oportunidades dessas :D

Anônimo disse...

Dae professor, apesar de dizer que eu nao frequento o blog, venho por meio deste destacar o sucesso da saída de campo hehe Da mais motivação para a elaboração do trabalho.

PS: Agora ja posso comentar neh :D


abraçoo

Alan Aguiar disse...

Tudo está devidamente registrado e com o passar das semanas trechos na visita iram ao ar em algum lugar que ainda podemos definir.
revemos fazer outras dessa em, sertão do ribeirão, cachoeira do peri, temos ainda muito lugares para visitar

abs

Anônimo disse...

puttsss... queria te ido nisso!
parabens a todos que participaram.
abraços

Eduardo Hitaka disse...

Foi muito proveitoso a visita:
comprometimento, motivação, cenário cinematográfico, gastronomia local, gente bonita...

Nada como uma atividade extra-classe.

Fica o gostinho de quero mais...
mas ainda tem muito por fazer... (que bom!)

Abraços,