Bem-vindos pessoal!

Neste Blog vocês encontrarão informações sobre as aulas de Teoria do Planejamento, Turismo Integrado, Teoria Geral do Turismo II, Seminários e SIG da ASSESC [Ano 2008-2], conteúdo das provas, links para sites interessantes e mais uma série de informações que irão ajudá-los durante o semestre! Sucesso e até breve!

terça-feira, 4 de março de 2008

Fichamento | O que é?

FICHAMENTO

De acordo com Sonaglio (2008 p. 7) "O fichamento é considerado um procedimento importante na organização de dados integrantes da efetivação da pesquisa de documentos. Ele serve para arquivar e organizar as principais informações provenientes de leituras, devendo permitir um fácil acesso aos dados fundamentais para a elaboração do trabalho".
O fichamento é uma “técnica que tem como principal utilidade otimizar a leitura na pesquisa científica mediante a reunião de elementos selecionados pelo pesquisador que registra e/ou resume e/ou reflete e/ou analisa de maneira sucinta, uma obra.” (PASOLD, 2002, p. 233 apud SONAGLIO, 2008 p. 7).
Este tipo de documento possibilita ao pesquisador armazenar dados e/ou informações de documentos/obras, no todo ou em parte, para posterior utilização (SONAGLIO, 2008 p. 7).

Existem 2 tipos de fichamento que podem ser eleborados por acadêmicos e pesquisadores, mas neste caso iremos discorrer apenas sobre o fichamento elaborados por estudantes universitários:
a) "o fichamento que é solicitado ao estudante universitário como exercício acadêmico, com o propósito de desenvolver as habilidades exigidas para o estudo e assimilação de textos teóricos, ou assimilar o conteúdo ou parte do conteúdo de uma disciplina; [...] consiste, em geral, no registro documentado do resumo do texto indicado pelo professor (UNIVALI, 2004 p. 15).

Os propósitos do fichamento

"No fichamento como exercício acadêmico, o simples propósito de resumir o texto é o propósito dominante. Assim, o critério organizador do fichamento será dado pela própria lógica do texto; nesse caso, o fichamento praticamente se identifica com o resumo; diferencia-se apenas na sua apresentação, que pode ser numa ficha manuscrita ou numa folha digitada, mas que, em qualquer caso, deve apresentar os indispensáveis elementos de identificação, dos quais se falará mais adiante (UNIVALI, 2004 p. 16).

"Dessa forma, é o raciocínio, a argumentação do autor da obra ou do texto que .comanda. o trabalho de resumo do fichador (UNIVALI, 2004 p. 16).

Procedimentos

São variados os tipos de fichas que podem ser criados, dependendo das necessidades de
quem estuda ou pesquisa (UNIVALI, 2004 p. 17).

As fichas, [...] devem conter três elementos:

- cabeçalho: no alto da ficha ou da folha, à direita, um título que indica o assunto ao qual
a ficha se refere; pode ser adotado o uso, após o título geral, de um subtítulo;

- referência: o segundo elemento da ficha será a referência completa da obra ou do texto
ao qual a ficha se refere, elaborada de acordo com a (NBR 6023:2002) da ABNT;

- corpo da ficha, ou seja, o conteúdo propriamente dito, que variará conforme o
tipo de fichamento que o estudante ou pesquisador pretenda fazer.

Fonte:

Fonte: SONAGLIO, Kerlei Eniele. Manual de trabalhos acadêmicos das Faculdades Integradas Associação de Ensino de Santa Catarina / Kerlei Eniele Sonaglio; Roseli Maria Sackser; Sheila Valduga. – 2. ed. Florianópolis: FASSESC, 2008.

UNIVALI. Pró-reitoria de ensino. Elaboração de trabalhos acadêmicos científicos [recurso eletrônico] / Universidade do Vale do Itajaí. Pró-reitoria de ensino. - Dados eletrônicos -. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2004.

Maiores informações e exemplos de fichas acesse: http://200.169.57.200/modules/system/stdreq.aspx?P=5075&VID=default&SID=126097800010909&S=1&A=closeall&C=31820

Nenhum comentário: