Bem-vindos pessoal!

Neste Blog vocês encontrarão informações sobre as aulas de Teoria do Planejamento, Turismo Integrado, Teoria Geral do Turismo II, Seminários e SIG da ASSESC [Ano 2008-2], conteúdo das provas, links para sites interessantes e mais uma série de informações que irão ajudá-los durante o semestre! Sucesso e até breve!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Lula sanciona lei com marco regulatório para o turismo

Lei prevê financiamento federal a projetos de turismo privados e públicos.

Segundo ministério, 6,3 milhões de pessoas vivem da atividade no país.

Jeferson Ribeiro


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (17) a Lei do Turismo, que passa a regular as atividades do setor em todo país. Pelo novo marco regulatório, ficam instituídos a Política Nacional de Turismo, o Plano Nacional de Turismo e o Sistema Nacional de Turismo. Com isso, o governo quer racionalizar iniciativas que possibilitem a expansão uniforme da atividade turística.

A lei prevê que pessoas físicas ou jurídicas do setor público ou privado que desenvolverem programas e projetos turísticos poderão receber apoio financeiro do governo federal, por meio de linhas de crédito oficiais ou do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), entre outras fontes de recursos.

O texto define critérios para a habilitação das empresas a incentivos e cria mecanismos de suporte financeiro para as atividades turísticas. Entre esses mecanismos, está a utilização do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), gerido pelo Ministério do Turismo.

A lei também define o funcionamento das atividades de prestadores de serviços turísticos (meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, organizadores de eventos, parques temáticos, acampamentos), criando direitos e deveres para cada agente. A nova regulação estabelece regras para fiscalização dos serviços turísticos, com definição de infrações e penalidades que podem variar de uma advertência até o cancelamento do cadastro e paralisação dos serviços.

Com a nova Lei, o Ministério do Turismo será responsável pela regulamentação e fiscalização da atividade turística, pela promoção do turismo em âmbito nacional e internacional, e pela implementação da Política Nacional de Turismo.

3 comentários:

Eduardo Hitaka disse...

Excelente notícia!!!

A ação (futuro) turismólogos!

Eduardo Hitaka disse...

Òpa!

Outra importante notícia. Está disponível no blog do prof. Ornelas. É sobre a aprovação de Florianópolis para o Fórum Mundial de Turismo.
Segue link com a versão digital da notícia:
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Economia&newsID=a2190306.xml

Gde. abs.

Anônimo disse...

Lula também incentiva o Ecoturismo.
Segundo a revista IstoÉ, edição 3/9/2008, informa que Lula anunciou medidas para estimular o ecoturismo. Seis parques entre eles Serra dos orgão (RJ) e Chapada dos Veadeiros GO), receberão investimentos para atrair visitantes.Donos de terras também receberão incentivos para criar em suas propriedades reservas particulares de proteção a natureza.

Vamos ver para crer!