Bem-vindos pessoal!

Neste Blog vocês encontrarão informações sobre as aulas de Teoria do Planejamento, Turismo Integrado, Teoria Geral do Turismo II, Seminários e SIG da ASSESC [Ano 2008-2], conteúdo das provas, links para sites interessantes e mais uma série de informações que irão ajudá-los durante o semestre! Sucesso e até breve!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Notícia: Câmara dos Deputados aprova a Lei do Turismo

Câmara dos Deputados aprova a Lei do Turismo

Brasília (25/06) – As medidas propostas na Lei do Turismo são consenso no setor e visam estabelecer condições favoráveis ao investimento e à expansão da iniciativa privada e, ao mesmo tempo, promover o turismo como fator de inclusão social, meio que gera trabalho e renda. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, comemorou a decisão da Câmara dos Deputados, “Esse resultado é muito importante para o turismo. Vai significar segurança para investidores e empresários do setor. Significa também um grande avanço institucional, uma vez que o MTur teve papel preponderante e de articulação nesse processo”, disse.

Barretto agradeceu ao Legislativo, ao trade turístico, a todos os envolvidos na elaboração do projeto e em especial a ex-ministra Marta Suplicy e o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia. “É uma primeira batalha, que foi vencida. Temos uma segunda e decisiva no Senado, mas tenho certeza que com o empenho de todos os interessados na aprovação da lei seremos bem-sucedidos lá também”, afirmou.

Durante a apreciação da Lei do Turismo, diversos deputados manifestaram-se a favor da aprovação do texto. “Essa proposta traduz a essência do que foi debatido pelos envolvidos com a atividade turística. O Governo Federal e parlamentares da Câmara dos Deputados, entre eles o presidente da Comissão de Turismo, deputado Albano Franco (PSDB-SE), a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e o deputado Cadoca (PSC-PE), também participaram desse processo”, disse Marcelo Teixeira (PR-CE).

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), falou, no plenário, dos benefícios que a Lei de Turismo trará para o setor. “Com essa regulação, benefícios como crédito serão facilitados. Teremos ainda o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), um importante mecanismo de incentivo à atividade turística”, disse. Chico Alencar (PSOL-RJ) manifestou a necessidade de urgência em se aprovar a lei. “A hora é agora. O consenso dos líderes demonstra que essa é a atitude certa em benefício do turismo. Os ajustes necessários poderão ser feitos no Senado”, defendeu.

Histórico da elaboração do texto – No dia 25 de maio, durante audiência pública, a Comissão de Turismo e Desporto acatou a proposta do MTur de acelerar a apreciação da Lei do Turismo. Foi isso que possibilitou a votação de hoje. A decisão da comissão levou em consideração o processo de formulação do projeto, com amplo debate entre o MTur e o trade turístico, por meio do Conselho Nacional de Turismo. A criação desse marco regulatório foi proposta em 2003, sob a coordenação do MTur, com a participação de representantes das várias instâncias de governo, empresas prestadoras de serviços turísticos e entidades que reúnem profissionais do setor.

Legislação em vigor – Atualmente, diferentes leis e decretos estão em vigor. Há matérias sobrepostas ou complementares entre união, estados e municípios. Faltam normas de fiscalização e punitivas e também de padronização dos serviços ofertados. Esses são problemas que a atual proposta de Lei do Turismo pretende resolver, ao definir, por exemplo, as atribuições do governo federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor e ainda instituindo o Sistema Nacional de Turismo. O sistema tem como objetivo compatibilizar os esforços e as ações federais com aquelas dos estados e municípios a serem observadas na elaboração e revisão do Plano Nacional de Turismo.

O texto propõe a consolidação de um sistema de informações turísticas com possibilidade de monitorar os impactos sociais, econômicos e ambientais da atividade. Prevê também a implantação de um sistema de qualidade para o setor e institui um cadastro obrigatório, de âmbito nacional, com vistas ao controle e classificação das atividades, equipamentos e serviços turísticos. O projeto estabelece, ainda, condições operacionais do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). O intuito é aumentar a inserção competitiva do produto turístico no mercado nacional e internacional.

Fonte: MTUR - http://www.turismo.gov.br/

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Notas P2 | Teoria do Planejamento diurno

0621538 P2 0,0

0711301 P2 8,5

0711107 P2 9,0

0711106 P2 9,0

0711101 P2 9,0

0711103 P2 8,0

0020410 P2 3,5

0311250 P2 8,5

0511108 P2 0,0

0711129 P2 9,0

0411426 P2 3,5

0721110 P2 0,0

0711120 P2 8,0

Resultado da enquete | Mascote do R.I.

Segue resultado da enquete que definiu o nome da mascote do Ribeirão da Ilha:
RIBA (44% dos votos).

Veja o resultado completo:

Qual nome vc prefere para o mascote do Ribeirão? (será uma ostra estilizada)

Ribeirinho - 6 (22%)

Ribeirãozito - 5 (18%)

Riba - 12 (44%)

Ostrinho - 4 (14%)

domingo, 22 de junho de 2008

P2 | Teoria do Planejamento

Pessoal,

Fiquem ligados! Esta semana teremos prova de Teoria do Planejamento, nos períodos matutino e noturno.

Conteúdo: Processo de Planejamento
Passo 1. Preparação do Estudo
Passo 2. Determinação dos objetivos
Passo 3. Levantamento e avaliações
Passo 4. Análise e Síntese

Concurso da 1a Mostra Fotográfica do Ribeirão

Parabéns aos organizadores do concurso da 1a Mostra Fotográfica do Ribeirão da Ilha.

O evento foi muito bem organizado, os acadêmicos exerceram com bastante profissionalismo as suas funções e acima de tudo o resultado deste evento será extremamente importante para o desenvolvimento das futuras ações do Plano Ribeirão!

Obs: Obrigado pela companhia de todos aqueles que almoçaram conosco e para aqueles que não puderam participar, em breve publicarei umas fotos que fizemos no sábado.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Enquete do mascote do Ribeirão da Ilha

Pessoal,

Votem na nossa enquete, para definirmos o nome do mascote do Ribeirão da Ilha, que foi criado pelo grupo da Winni (turma de POT noturno) e será apresentado ao grupo na próxima 6a feira.

Conto com a participação de todos!

Obs: A enquete se encontra na coluna da direita do BLOG, logo abaixo do cabeçalho.

Notícia: Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer cria nova realidade para o turismo catarinense

A política de turismo em Santa Catarina pelo Macroprograma de Desenvolvimento do Turismo* Informação e Estudos Turísticos - com a estruturação da base de dados da cadeia em Santa Catarina e a pesquisa de demanda turística, realizada pela Santur – empresa responsável pela promoção de Santa Catarina para o mercado nacional e internacional. *Planejamento e Gestão - envolvem a sinalização turística, já em fase de instalação nas rodovias federais dos acessos das regiões turísticas, a elaboração dos planos estratégicos regionais integrados, as governanças regionais e o inventário turístico. *O Programa de Regionalização do Turismo - atua para a sensibilização e conscientização turística por meio do projeto Turismo na Comunidade e Turismo nas escolas. Ambos têm como objetivo mostrar à população catarinense a importância do turismo nos aspectos econômicos, sócio-cultural e ambiental. “É importante que a comunidade perceba que o desenvolvimento da atividade turística gera emprego, renda e promove a qualidade de vida”, esclarece a gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes San’Ana de Liz.*Programa de Estruturação dos Segmentos Turísticos em Santa Catarina - em andamento já trabalha três importantes segmentos: Turismo GLS, Turismo de Eventos e Turismo de Aventura. Santa e Bela Catarina – Segmentações Turísticas tem a missão de estruturar as segmentações do turismo catarinense para o desenvolvimento de novos roteiros. Para promover a qualificação profissional nas nove regiões turísticas do estado, a Gerência de Políticas de Turismo criou o programa A Arte de Bem Receber Santa e Bela Catarina.

*Programa de Promoção e apoio à comercialização – Prevê a contratação de um plano estratégico de marketing para todas as regiões turísticas do estado, bem como para os segmentos turísticos. Tais ações serão implementadas com a Santur.

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Matéria aula Teoria do POT

Pessoal,

Acabo de enviar a matéria sobre Análise SWOT para os e-mails de turma:

- Teoria do POT matutino: turismo2007_01@yahoo.com.br
- Teoria do POT noturno: sos_turismo@ig.com.br

Abs

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Notícia: Grande Florianópolis terá porto turístico até 2014

A nomeação do Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014 vai trazer para a América do Sul milhões de torcedores e atrairá os olhares do mundo para o País. Por isso, os projetos de novos estádios, além de melhorias em transportes, aeroportos e portos começam a aparecer por todos os cantos. Santa Catarina está saindo na frente nessa corrida, com a oficialização da intenção de tirar do papel, nos próximos três anos, o Porto Turístico Internacional de Santa Catarina.

O futuro porto servirá para a atracação de navios de passageiros, que até hoje não têm um local moderno em território catarinense. O estado conta com quatro portos de médio e grande porte, mas todos voltados para a operação de cargas.

Como as pessoas ligadas à área apostam em um boom de cruzeiros no Brasil entre junho e julho de 2014, por causa do segundo maior evento esportivo do mundo - atrás apenas dos Jogos Olímpicos –, o projeto surge no momento oportuno. E é nisso que aposta um dos responsáveis pelo projeto, Ernesto São Thiago, que conversou com o PortoGente.

“Assinamos um importantíssimo acordo de cooperação com a Prefeitura de São José e o governo do estado. Eles vão nos ajudar a tornar realidade este projeto viável, porém complexo. Desde o começo, nossa intenção é obedecer de forma rigorosa o mesmo cronograma a ser imposto pela Fifa (Federação Internacional do Futebol) ao Brasil sobre a Copa do Mundo. E o diferencial e que traz sustentabilidade ao futuro Porto Turístico é que não queremos ele só para a Copa. Antes e depois dela, ele atrairá muita gente para Santa Catarina”.

O custo da obra deverá ficar entre 90 e 180 milhões de euros, já contando com os serviços de integração entre o complexo e a cidade de São José, escolhida para tal obra por ficar próxima à Grande Florianópolis e reunir as melhores condições naturais para a execução dos trabalhos. Além disso, São José fica próxima à rodovia BR-101.

“É o local adequado, perto de Florianópolis, mas com espaço disponível para obras de grande porte. Até porque, depois de pronto, o porto terá mais de 150 veículos circulando por lá, entre ônibus, automóveis e caminhões pequenos. Chegar e sair rapidamente serão essenciais para qualquer passageiro de navio. E a BR-101 nos ajudará nisso, pois ligará o porto a Balneário Camboriú, Blumenau, parque Beto Carrero World e às praias de Florianópolis”, explica Ernesto São Thiago.

Os investimentos serão totalmente privados e a geração de empregos está estimada entre 2,5 e 5 mil postos diretos e indiretos. Está prevista a instalação de um centro gastronômico e de eventos, além de cinema, museu da maricultura, galeria de arte, centro náutico para recepção de veleiros, hotelaria, escola de vela, central de abastecimento e estaleiro de manutenção de navios, iates e o terminal de passageiros.

“O capital será privado, mas nacional. Tiraremos o status de deserto náutico de nossa baía, que é belíssima. Se você parar para pensar, todos os eventos esportivos realizados em cidades à beira do mar foram benéficos para quem soube trabalhar direito. Os Jogos Olímpicos de Sidney e Barcelona são os exemplos mais claros de um fenômeno que pode acontecer também no Brasil e, em especial, em Santa Catarina. A batimetria está em andamento e tenho certeza de que o porto mudará a cara do Estado e do País”, arremata Thiago.

Fonte: Floripamanhã, a partir de Porto Gente, 13/06/08

1ª MOSTRA FOTOGRÁFICA ASSESC

Olá pessoal! Participem do evento!
A Mostra Fotográfica faz parte do Plano Ribeirão e será a ação final de um concurso de fotografia que ocorrerá no Ribeirão da Ilha e que premiará as melhores fotos!

Provas | P2

Pessoal,

Conforme estabelecido em nosso Plano de Ensino, seguem as datas das provas P2:

- Teoria do POT matutino: 23 de junho
- Teoria do POT noturno: 26 de junho

- POT matutino: 23 de junho
- POT noturno: 18 de junho

domingo, 8 de junho de 2008

Datas relacionadas a entrega e defesa do TCC

A partir deste semestre, o aluno deverá entregar seu pedido de defesa à Coordenação do seu curso com 15 (quinze) dias de antecedência, obrigatoriamente. Junto com o pedido de defesa o aluno entregará uma cópia do seu Relatório de Estágio Supervisionado/TCC concluído.

® Data limite para defesa do Relatório de Estágio Supervisionado/TCC para alunos que estão matriculados somente em Estágio e TCC: 04/07/08.

® Data limite para defesa do Relatório de Estágio Supervisionado/TCC para alunos que estão matriculados em outras disciplinas além do Estágio e TCC: 11/07/08.

® Período de defesa do Relatório de Estágio Supervisionado/TCC para alunos que ficarem em exame final de 14 a 16/07/08.

Relação das estratégias preliminares do PR

Seguem as estatégias elaboradas até o momento. Aguardo o envio das demais estratégias e considerações a respeito das estratégias publicadas. A redação das estratégias pode ser modificada e as estratégias podem ser unidas se acharem melhor!


Estratégia 1

Promover a integração entre o Poder Público, a Iniciativa Privada e a Sociedade Civil Organizada.

Projetos da estratégia 1

1. Criação de um Conselho de Turismo;

2. Produção de um Boletim Informativo sobre o desenvolvimento do Plano Ribeirão;

3. Constituição do Arranjo Produtivo Local Caminho das Ostras.


Estratégia 2

Fomentar o desenvolvimento da infra-estrutura turística.

Projetos da estratégia 2

1. Projeto de sinalização das trilhas;

2. Restauração da Igreja de Nossa Senhora da Lapa;

3. Implantação de um mirantes na Estrada do Sertão do Ribeirão;

4. Implantação de lixeiras, chuveiros, placas e WC na praia de Naufragados.


Estratégia 3

Promover a ampla distribuição (divulgação) de informações aos visitantes do Ribeirão da Ilha.

Projetos da estratégia 3

1. Projeto do guia turístico do Ribeirão da Ilha;

2. Projeto do portal virtual do Ribeirão da Ilha;

3. Projeto de elaboração do DVD do Ribeirão da Ilha;

4. Projeto de divulgação do Ribeirão da Ilha (revistas/áudio);


Estratégia 4

Promover a capacitação da mão-de-obra local, direta e indiretamente envolvida com o turismo, de modo a melhorar o atendimento ao turista.


Estratégia 5

Promover a melhoria na acessibilidade da região.


Estratégia 6

Desenvolver meios de sinalização que possam orientar os turistas.


Estratégia 7

Promover maneiras de conscientizar a população local em relação aos benefícios que o desenvolvimento turístico poderá gerar no Ribeirão da Ilha.


Estratégia 8

Fomentar o desenvolvimento de novos produtos turisticos no Ribeirão da Ilha.

Projetos da estratégia 8

1. Criação do Roteiro Turístico (x,y,z);


Estratégia 9

Conscientizar a população local sobre a importância da conservação dos recursos naturais, históricos e culturais.


Estratégia 10

Promover o desenvolvimento dos equipamentos turístico da região, de modo a oferecer maior conforto, segurança e qualidade nos serviços prestados ao turista.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Trabalhos à serem desenvolvidos na semana de 9 a 13 de junho

Caros alunos,

Na semana de 09 a 13 de junho não haverá aula presencial. Vocês deverão utilizar os horários de aula para aplicarem 20 entrevistas, por grupo, no Ribeirão da Ilha e ainda elaborar um projeto de desenvolvimento turístico à ser implantado na área.

As entrevistas deverão ser entregues na 1a aula da semana do dia 16 de junho e o projeto na 2a aula da mesma semana.

Att.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Definição das estratégias

Pessoal,

Por favor insiram aqui as estratégias e ações que definimos em sala de aula. Lembrem-se de publicar o e-mail para o qual eu enviarei o arquivo do "modelo de projeto".

Abs.

Definição da área de aplicação das entrevistas

Pessoal,

Segue abaixo a definição dos grupos e, nas imagens, a área de aplicação da entrevista relativa a cada um destes grupos.

Grupo 1. Cattarina
Grupo 2. Marcelo
Grupo 3. Edno
Grupo 4. Winni
Grupo 5. Felipe
Grupo 6. Eduardo
Grupo 7. Alan

Bom trabalho!!!





quarta-feira, 4 de junho de 2008

Resultado preliminar da pesquisa com a comunidade [29 maio]

Pesquisa elaborada pelos alunos do curso de turismo das Faculdades Integradas Assesc, como parte integrante do desenvolvimento do Plano Ribeirão.

Por favor, responda com o máximo de sinceridade as seguintes perguntas:

1. O turismo é importante para o Ribeirão da Ilha?

[ 18 ] sim

[ ] não

Se sim, quais os benefícios que o turismo pode trazer para a região? ___________________________________________


2. Você tem contato com os turistas que visitam o Ribeirão da Ilha?

[ 13 ] sim

[ 05 ] não


3. Você atua ou teria interesse em atuar em alguma atividade ligada ao turismo no Ribeirão da Ilha?

[ 3 ] hospedagem

[ 4 ] guia de turismo

[ 8 ] alimentação

[ 2 ] transporte

[ 3 ] informações

[ 5 ] outros. 2. Turismo vinculado a visitação das fazendas de ostras; 1. Esportes; 1. Passeio de barco.


4. Você acredita que o desenvolvimento do turismo no Ribeirão da Ilha pode gerar renda para a comunidade?

[ 18 ] sim

[ ] não


5. Você tem conhecimento ou participa de algum projeto / associação no Ribeirão da Ilha?

[ 13 ] sim

[ 5 ] não

Se sim, qual? _________________________________


6. Na sua opinião, qual o atrativo de maior importância no Ribeirão da Ilha?

[ 9 ] casario

[ 11 ] maricultura

[ 8 ] praias

[ 7 ] trilhas

[ 12 ] gastronomia

[ 4 ] Outro. Qual? 1. Pesca, 1. Paisagem, 1. Passeio de barco


7. O que você não gosta na atividade turística no Ribeirão da Ilha?

[ 10 ] Trânsito

[ 3 ] Segurança

[ 12 ] Lixo

[ 2 ] Outros. 1. Acesso rodoviário

[ 5 ] Barulho __________________________


8. Quais os principais problemas relacionados a infra-estrutura básica da região? [Enumere as alternativas abaixo em ordem crescente de importância]

[ ] Esgoto | 1 (7x); 2 (1x); 3 (1x)

[ ] Água | 3 (4x); 4 (2x); 5 (2x)

[ ] Transporte | 1 (2x); 2 (7x)

[ ] Luz | 4 (3x); 5 (5x)

[ ] Comunicação | 2 (1x); 3 (3x); 4 (3x); 5 (1x)


9. Você utiliza alguma praia, trilha ou outro atrativo do Ribeirão da Ilha para o seu lazer?

[ 16 ] sim

[ 1 ] não

Se sim, qual? 1. Freguesia; 1. Tudo; 5. Naufragados; 3. Praias; 3. Trilhas; 2. Sertão.


10. O que você acha da iniciativa da ASSESC em desenvolver este projeto?

[ 12 ] Muito bom

[ 5 ] Bom

[ ] Regular

[ ] Ruim


11. Qual seu nível de escolaridade?

[ 2 ] Fundamental

[ 6 ] Médio

[ 9 ] Superior


12. Qual o ano de seu nascimento? 19_________

[ 5 ] + 50 anos

[ 6 ] 41 a 50

[ 2 ] 30 a 40 anos

[ 4 ] até 29 anos


13. Qual a sua profissão?

[ 7 ] Maricultor

[ 3 ] Empresário

[ 1 ] Arquiteto

[ 1 ] Engenheiro agrônomo

[ 1 ] Técnico em enfermagem

[ 1 ] Aposentado

[ 1 ] Secretária executiva

[ 1 ] Servente

[ 1 ] Funcionário público

[ 1 ] Inventor


14. Há quanto tempo você reside no Ribeirão da Ilha?

[ 2 ] menos de 1 ano

[ ] de 1 a 3 anos

[ ] de 3 a 5 anos

[ 2 ] de 5 a 10 anos

[ 13 ] mais de 10 anos


15. Você fala algum idioma além do português?

[ 7 ] sim [ 11 ] não

Se sim, qual (is) __________________________


16. Você acha interessante que turistas participem das festividades religiosas e culturais da localidade?

[ 16 ] sim [ 1 ] não

Próximas orientações [04 jun a 20 jun]

Segue horários das próximas orientações:

Qui. [05 jun]: 09h Juliana

Sex. [06 jun]: 10h Gabriela

Seg. [09 jun]: 19h Gabriela | não presencial

Qua. [11 jun]: 19h30 Laura | não presencial
Qua. [11 jun]: 20h30 Fernanda | não presencial

Qua. [12 jun]: 20h30 Gicelly | não presencial

Ter. [16 jun]: 12h Gabriela

Ter. [17 jun]: 09h Débora
Ter. [17 jun]: 10h Juliana