Bem-vindos pessoal!

Neste Blog vocês encontrarão informações sobre as aulas de Teoria do Planejamento, Turismo Integrado, Teoria Geral do Turismo II, Seminários e SIG da ASSESC [Ano 2008-2], conteúdo das provas, links para sites interessantes e mais uma série de informações que irão ajudá-los durante o semestre! Sucesso e até breve!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Notícia: Contrapartida do Prodetur será do MTur

A partir de 2009, o Ministério do Turismo vai assumir integralmente a contrapartida dos estados no financiamento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Nacional.

O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante a 47ª reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada nesta sexta-feira (05) em Belém (PA).

Segundo ele, a decisão atende à reivindicação dos estados e vai dinamizar a liberação de recursos e a execução de projetos, especialmente na área de infra-estrutura.

“É uma corrida de obstáculos para transformar o Prodetur em um programa de abrangência nacional”, disse o ministro.

O programa é resultado de uma parceria do Ministério do Turismo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conta com uma linha de financiamento de US$ 1 bilhão.

O BID assegura 60% dos recursos. Até então, a contrapartida de 40% era de responsabilidade do estado, mas agora ficará a cargo do Ministério do Turismo. Para 2009, a pasta tem R$ 100 milhões garantidos em seu orçamento para viabilizar as contrapartidas.

Para acelerar o processo de obtenção de recursos, o BID deixará de fazer as visitas técnicas aos locais que solicitaram o financiamento. A análise terá como base os projetos apresentados pelos estados.

Onze estados já conseguiram aprovação das cartas-consulta pela Comissão de Financiamento Externo (Cofiex), do Ministério do Planejamento.

De acordo com o secretário nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo, Frederico Costa, com esse novo formato, os estados precisam aperfeiçoar suas propostas técnicas. “É preciso que os projetos tenham viabilidade econômica”.

O Ministério do Turismo vai contratar seis consultores para dar suporte técnico aos estados na elaboração dos projetos.

Campanhas - Durante a reunião do Fornatur, os secretários estaduais de Turismo assistir à campanha “Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil”, a nova ação do MTur para incentivar o turismo doméstico.

O secretário nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, destacou o projeto “Conexão Nordeste”, um desdobramento da campanha nacional, que será executado exclusivamente nos nove aeroportos das capitais da região.

São ações que visam estimular os brasileiros a conhecerem o Brasil, aproveitando a oportunidade gerada pela crise financeira internacional, que favorece o mercado brasileiro. “É uma chance para o turismo fidelizar o cliente e provar que o Brasil é o melhor destino para ele visitar”.

O ministro Luiz Barretto sinalizou a possibilidade de ampliar o projeto para outras regiões do Brasil, incluindo o Norte.

A presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Ann Pontes, lembrou que o estado tem o Viva-O-Pará, que prevê ações de incentivo a viagens aos municípios paraenses. O programa é inspirado no Viaja Mais, do Ministério do Turismo.


(Ministério do Turismo)

Nenhum comentário: